Lagos Ornamentais

O que são?

Quem gosta de contato com a natureza costuma sentir especial prazer quando está nas proximidades de fontes de água doce, como lagos. A aparência serena destas paisagens cria uma atmosfera relaxante, que auxilia na reflexão e no descanso. Nem todas as pessoas, porém, têm a sorte de morar perto de um lago ou riacho, principalmente quando a escolha é viver em grandes cidades. Nessas situações, uma opção é a construção de lagos ornamentais.

São lagos que podem ser construídos em residências, dando mais vibração a ambientes externos e valorizando projetos de paisagismo.

Nos chamados jardins japoneses, por exemplo, os lagos ornamentais formam parte essencial. Aliados com outros elementos, como árvores de diferentes tamanhos, os lagos servem muitas vezes de morada para peixes, como as carpas. Na cultura japonesa, as carpas são consideradas símbolos de fertilidade e prosperidade.

Além do valor estético, os projetos paisagísticos que incluem lagos ainda auxiliam na manutenção da umidade local, criando ambientes mais agradáveis e saudáveis – sobretudo em áreas marcadas pelo clima seco, como as grandes cidades.

Com água e  plantas em abundância, animais  também acabam sendo atraídos, como diferentes espécies de aves.

 

Para que serve o Filtro Biológico?

O filtro biológico é o principal equipamento utilizado para filtragem de lagos ornamentais, fontes e espelhos d’agua. Diferentemente das piscinas, que não abrigam nenhum tipo de vida (plantas e peixes) e permitem o tratamento da água de diferentes maneiras, os lagos precisam de um filtro biológico que dispense o uso de produtos químicos.

Esse equipamento pode, portanto, ser considerado uma espécie de casa para bactérias especializadas. São elas as responsáveis por realizar a limpeza da água do tanque. Para isso, se alojam dentro do filtro e passam a transformar moléculas tóxicas em moléculas menos tóxicas para os peixes, em um processo conhecido como ciclo do nitrogênio.

O ciclo do nitrogênio é essencial para a saúde dos peixes porque transforma amônia em nitrito. Este, por sua vez, gera o nitrato, que é modificado em gás nitrogênio. Então, as bactérias convertem o nitrogênio em moléculas cada vez menos tóxicas até a completa remoção da água.

 

 

 

 

 

Para que serve o Filtro Ultravioleta?

O filtro UV é um esterilizador de água, que tem como base a luz ultravioleta-C de alto poder germicida, contra bactérias, algas, fungos, vírus e protozoários. Ele garante o autocontrole de infestações pela penetração da radiação da lâmpada nos micro-organismos, o que inicia a mutação no DNA impedindo sua reprodução.

PORTFÓLIO:

Abaixo poderá ver alguns modelos de Lagos Ornamentais que executamos para nossos clientes e tomar como inspiração. Observe também as plantas, formatos e contraste de cores que utilizamos para montá-los.

 

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO