Jardins Verticais

O QUE É UM JARDIM VERTICAL?

O jardim vertical nada mais é do que uma estrutura especial montada junto a uma parede contendo diferentes tipos de vegetação. São feitos de materiais leves que se adaptam a qualquer tipo de parede e administrados por um sistema inteligente e automatizado de fertilização e rega, quando necessários.

Quais são os tipos de Jardim Vertical?

 

Jardim Vertical Natural (ou Parede Verde):

Ideal para ambientes externos, o jardim vertical natural é feito com plantas naturais de diferentes espécies.

Antes da instalação, é fundamental uma análise da incidência de sol para que as plantas cresçam e se desenvolvam de forma saudável.

Versátil, a única exigência para a criação de uma parede verde é ter por perto um ponto de água, um ponto de energia e um ponto de dreno ou ralo.

 

Jardins verticais preservados:

O jardim preservado é uma alternativa interessante para ambientes fechados, onde há pouca luz refletindo no local.

O jardim vertical preservado é constituído por plantas naturais que passam por um processo de tratamento que conserva textura, folhagens e movimentos.

A placa que acomoda as plantas é revestida com uma fibra natural e tingida. Depois, as plantas são fixadas com grampos de alta pressão em um processo seguro. Não carece de manutenção permanente.

 

Jardins verticais artificiais (plantas Permanentes):

Desenvolvido a partir de materiais de alta qualidade, o jardim vertical permanente reproduz com perfeição formas, cores, texturas e movimentos de plantas naturais. São produzidas com seda fina e poliéster de alta qualidade.

Versáteis, as plantas artificiais podem ser produzidas em diferentes tamanhos e variadas espécies, e estão livres de manutenção periódica. Outra vantagem é que pode ser aplicada tanto em ambientes internos quanto externos.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UM JARDIM VERTICAL?

Maximizam Espaços:

Os jardins verticais são uma ótima forma de maximizar o espaço limitado e recuperar áreas ao transformar algo vazio em um elemento esteticamente agradável e criativamente estimulante. Arquitetos costumam falar que eles são como uma tapeçaria natural:

Reduzem ilhas de Calor:

Os jardins verticais reduzem os efeitos das ilhas de calor urbanas e da poluição atmosférica. Elas estão presentes em áreas metropolitanas que são significantemente mais quentes do que as áreas rurais circundantes, devido à redução de vegetação.

Melhoram a Qualidade do Ar:

Os Jardins Verticais limpam o ar externo de poluentes e poeiras, também ajudando a diminuir os índices de  gás carbônico resultantes do combustível fóssil.

Servem como Barreira Acústica:

As plantas melhoram a qualidade do ar interno e atuam como uma barreira natural de isolamento acústico. A superfície bloqueia sons de alta frequência e, dependendo da composição de sua base, pode bloquear ruídos de baixa frequência.

Atraem Consumidores no Varejo e Reduzem Custos:

Os jardins verticais também podem fornecer benefícios econômicos! Eles tendem a aumentar o tráfego de pedestres em espaços de varejo, uma vez que as paredes vivas criam locais nos quais as pessoas tendem a se sentir mais confortáveis e passar mais tempo.

Reduzem o Stress e Aumentam a Produtividade:

Fisiologicamente falando, as plantas reduzem o stress. Segundo estudo realizado pela Universidade de Washington, pessoas que trabalham em um ambiente com plantas são 12% mais produtivas e menos estressadas.

GARANTIAS DO JARDIM VERTICAL:

Após a implantação do Jardim Vertical, realizamos um acompanhamento técnico do serviço realizado, a fim de garantirmos o pleno desenvolvimento das espécies.

Este acompanhamento é feito por um Biólogo especialista em Jardim Vertical, o qual sem ônus para o cliente, realizará visitas periódicas, por um período de 2 meses.

Sendo assim, nossa garantia para projetos de Jardim Vertical com irrigação automática é a maior do mercado, sendo de 90 (noventa) dias para plantas e 1 (um) ano para estruturas.

Projetos que não contemplam irrigação automática nossa garantia é de 30 (trinta) dias para plantas e 1 (um) ano para estruturas.

MANUTENÇÕES

A manutenção de um jardim vertical auto irrigável é mínima, observando que com as regas pontuais, as plantas se desenvolvem naturalmente, exigindo apenas uma breve limpeza de folhas e folhagens que completam seu ciclo de vida e secam. Quanto a manutenção do equipamento, bombas, timer entre outros, estes raramente necessitam de manutenção.

O sistema de irrigação automatizado, proporciona um Jardim Vertical saudável, bonito e sustentável, por muitos anos exigindo baixíssimos cuidados com manutenção.

IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO:

A irrigação automatizada é um sistema que rega os jardins verticais em dias e horários programados, conforme a necessidade de cada espécie.

Uma vez realizada, não haverá mais preocupação com a rega, pois automaticamente, e de acordo com a necessidade de cada espécie, a rega é realizada, proporcionando assim, a quantidade de água devida para cada planta se desenvolver plenamente.

Outrossim, além dos cuidados corretos com a rega, este sistema corrobora ainda, com a economia de água e com a eliminação do trabalho humano diário para os cuidados básicos de rega com as plantas.

PORTFÓLIO:

Abaixo poderá ver alguns modelos de Jardins Verticais que executamos para nossos clientes e tomar como inspiração. Observe também as plantas, formatos e contraste de cores que utilizamos para montá-los.

 

ESTRUTURA E MONTAGEM:

 

Veja algumas transformações de espaço que o jardim vertical da New Garden trouxe.

 

IMPLANTAÇÃO:

LINHA DO TEMPO

Os jardins verticais realizados pela New Garden, são personalizados, de acordo com as preferências e gostos de cada cliente, sendo assim, seguimos as seguintes etapas durante a elaboração de cada projeto:

1- ESCOLHA DAS PLANTAS:

De acordo com local em que a parede verde for criada, indicaremos opções de plantas compatíveis com o ambiente em que serão submetidas, a fim de que nosso cliente escolha as que mais lhe agradam e que gostariam de ter em seu Jardim Vertical.

2 - DEFINIÇÃO DO LAYOUT:

Com as espécies previamente definas, desenvolvemos alguns layouts a fim de verificar quais combinações ficam melhores.

3 - INSTALAÇÃO DAS TELAS:

Instalação sustentável e sem riscos. O processo de instalação se inicia com a fixação de Telas Aramadas, espaçadas da parede o que elimina riscos de infiltração.

4 - SISTEMA DE IRRIGAÇÃO:

Instalação do sistema de irrigação (Controladores, mangueiras e gotejadores.), teste de eficácia e regulagem dos pontos individuais de gotejamento de acordo com a necessidade de cada espécie escolhida.

5 - PLANTIO:

Plantio das espécies de acordo com o Layout definido anteriormente, aprovado pelo cliente.

6 - ACOMPANHAMENTO:

Acompanhamento com Biólogo Especialista em Gestão Ambiental, devidamente inscrito no CRQBio, após a conclusão do projeto por um período de 03 (três) meses, a fim de garantir um pleno desenvolvimento das espécies.

DÚVIDAS FREQUENTES

 

  •  É necessária manutenção para o jardim vertical?

    Sim, a manutenção é fundamental para todas as plantas, incluindo no jardim vertical. Durante a manutenção é feita a adubação, pulverização de pesticidas específicos (se necessário), limpeza das folhagens e poda. Sem a manutenção algumas plantas morrerão e terão que ser substituídas, gerando mais custo.
    Isso vai depender do tamanho do jardim e acessibilidade dos profissionais. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento de manutenção.

  •  Quanto custa a manutenção de um jardim vertical?

    Sim, mas antes é necessário analisar o local e as condições que as plantas precisam. Se não for possível, sugerimos fazer um jardim vertical com plantas preservadas ou artificiais, ambos são muito similares ao natural.

  •  O jardim vertical pode ser feito em ambientes internos?

    A adubação pode ser feita mensalmente ou a cada 45 dias, variando entre adubo orgânico e químico para o melhor desenvolvimento das plantas, mas sempre durante o plantio utilizamos adubos junto ao substrato para melhor adaptação e desenvolvimento das espécies. Após 45 dias da finalização do projeto, consulte o paisagista responsável pelo seu projeto sobre qual adubo deve utilizar.

  •  Quais são os principais fatores para a implantação de um jardim vertical bem sucedido?

    É necessário analisar cuidadosamente 06 pontos principais, são eles: local, iluminação, ponto de água, ventilação, espécies de plantas e manutenção.

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO

  Veja Mais
Irrigação Automática

Irrigação Automática

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Irrigação Automática

Saiba mais 
Lagos Ornamentais

Lagos Ornamentais

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Lagos Ornamentais

Saiba mais 
Projetos Paisagísticos

Projetos Paisagísticos

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Projetos Paisagísticos

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 3 resultados (total: 3)